Aracaju registra 4% de roubo a aparelho de celular

Nos dias atuais, os aparelhos celulares cada vez mais modernos e indispensáveis para o dia-a-dia das pessoas tanto para contactar novos trabalhos, familiares, amigos ou em alguns casos ser o próprio emprego acabam se tornar alvos dos furtos e a relatos de agressões ou mortes em casos de que a vítima se recursa a entregar o aparelho.

Na mesma proporção de importância, tem que se tomar muito cuidado com o equipamento eletrônico porque no ano de 2015 foi registado 4% de furtos aos Smartphone, IOS e Android na cidade de Aracaju pela seguradora Bem Mais Seguro, empresa especializada em seguro a celulares.

ADT, empresa de monitoramento de alarmes do Brasil, visando esse grave problema elaborou algumas dicas de prevenção aos usuários

Recuperar ou bloquear o celular perdido

Android: Se seu celular estava conectado à internet, você pode entrar no site http://www.google.com/android/devicemanager para rastreá-lo por meio da exibição da localização mais recente do smartphone. Os itens “Apagar” e “Bloquear”, que removem todas as suas informações pessoais do aparelho, também são boas opções, já que eles protegem sua privacidade e impedem que a pessoa que roubou o celular o utilize. Se você acha que perdeu seu celular por perto, o site também te ajuda a encontrá-lo. Basta selecionar “Tocar” e o aparelho começa a fazer barulho para que seja encontrado.

iOS: O iPhone tem um serviço chamado “Buscar Meu iPhone” que localiza o aparelho conectado à internet e permite algumas ações que ajudam a minimizar o prejuízo com a perda do aparelho. Para acessar a ferramenta entre em: https://www.icloud.com/#find. Ao selecionar o “Modo Perdido”, o celular é bloqueado e passa a exibir uma mensagem para que quem achá-lo entre em contato com o dono. Também há o serviço “Apagar iPhone”, que limpa todas as informações do celular e impede sua utilização, tornando o aparelho inútil. “Reproduzir Som” faz um barulho alto para que você consiga encontrar o celular quando ele estiver perto de você.

Windows Phone: O WP também tem uma ferramenta para encontrar o smartphone. Ela está disponível em https://www.windowsphone.com/pt-br/my/find e permite localizar, bloquear e apagar o celular.

Como obter o número do IMEI e bloqueá-lo

Como obter o número do IMEI:  Vá até o aplicativo de chamadas telefônicas e digite *#06#. Anote o número que aparece na tela e guarde-o em algum lugar seguro. Essa função é válida para Android, iOS e Windows Phone.

Bloqueio de IMEI: Se você tem certeza que perdeu seu celular, certifique-se de não bloquear apenas o número telefônico, mas também o IMEI do aparelho, um código numérico que identifica o modelo do smartphone. Com essa ação, o celular torna-se inútil. Também é importante registrar o boletim de ocorrência na Polícia Civil, preferencialmente antes de fazer o requerimento de bloqueio na operadora. Caso você recupere o celular depois de bloqueá-lo, também é possível comunicar a operadora para que ela libere novamente o smartphone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *