Aprenda uma receita prática de Peru para a ceia de Natal

Dez ingredientes e um prato tradicional na sua mesa natalina

Historicamente, o peru é considerado a principal refeição da ceia natalina. A tradição iniciada nos Estados Unidos da América, em Dia de Ação de Graças, tem como aspecto fundamental o tamanho da ave – que tem facilidade para engordar. Então como muitos seguem à risca essa tradição de comer o Peru no Natal, nós resolvemos consultar a cozinheira e empresária Sônia Dantas que, todos os anos, recebe em média cerca de 80 pedidos de encomendas de Peru na sua panificação. Vamos lá para os ingredientes:

Itens

1- Meia garrafa de vinho branco (marca à seu gosto)
2- Meia colher de sopa de pimenta do reino
3- Uma colher de sopa de alecrim
4- Três dentes de alho (seu uso é opcional)
5- Duas folhas de louro
6- Uma xícara de café de vinagre de maça
7- Tempero caseiro de frango (marca à seu gosto)
8- Duas colheres de manteiga (para dourar o peru)
9- Um peru de cinco quilogramas
10- Uma maionese simples (opcional; para dourar o peru)

Obs: lembre-se que no preparo, o peru perde líquido e diminui de tamanho

Preparo

Coloque o peru para descongelar com bastante tempo de antecedência – ele precisa estar completamente descongelado para o processo de aplicação do tempero. Em uma bacia média, misture todos os ingredientes, incluindo o vinho – com exceção da maionese e manteiga. Aplique o tempero em todo o peru por dentro e por fora e deixe marinar por duas horas.

Após esse prazo, coloque o seu forno para aquecer em temperatura alta. Enquanto isso, una as pernas do seu peru e dê um nó com um barbante. Cubra a forma com papel laminado e coloque para assar em temperatura média para alta. Se o seu peru for de cinco quilos, a primeira uma hora de meia no forno será para soltar todo líquido do corpo da ave.

Após essa uma hora e meia, percebendo a diminuição do tamanho do peru em decorrência do seu processo de secamento, retire o papel laminado e pincele seu peru com a manteiga e, opcionalmente, também com maionese. A manteiga deixará a ave dourada. Deixe assar sem o papel laminado por mais duas horas, em fogo médio, sempre o observando – a depender do seu forno, o processo poderá ser mais rápido.

Montagem do prato

Para finalizar o prato e servi-lo, há mais algumas dicas de Sônia Dantas. Em uma forma redonda, preencha o fundo com uma camada de folhas soltas de alface. Coloque o peru no meio e preencha o vão entre suas coxas com um cacho de uvas. Nas laterais distribua pequenas maças e peras. Com auxílio de palitos, enfeite a carne da ave com pimentas biquinhos (que não ardem), deixando o peito intacto. Agora é só servir!

por Ícaro Novaes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *